O hepatoblastoma é o tumor maligno mais comum que surge primariamente no fígado de crianças. Ocorre predominantemente nas crianças abaixo de 3 anos, sendo raro após 5 anos de idade.
Os sinais e sintomas mais comuns são aumento abdominal, estando ou não associada à perda de peso, perda do apetite, dor abdominal, náuseas , vômitos, febre, aumento das veias abdominais, icterícia (coloração amarelada dos olhos e pele) e puberdade precoce.
O diagnóstico é feito atraves de exames de imagem como ultrassonografia abdominal, tomografia de abdome e/ou ressonância de abdome.
O tratamento do hepatoblastoma é realizado de acordo com a extensão da doença, e consiste em tratamento cirúrgico associado com quimioterapia venosa. A decisão cirúrgica e/ou tratamento quimioterápico deve ser realizado em centros com expertise em cirurgia de alta complexidade devido à especificidade do tratamento.
É importante que, caso tenha alguma dúvida que algum paciente tenha este tipo de tumor, encaminhe para um especialista. Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco no direct.
Fonte: INCA; Comprehensive Clinical Oncology. Current Practices 2020
Comments