top of page
Buscar
  • Foto do escritorOncocipe

HEPATOBLASTOMA: CONHEÇA OS SINAIS E SINTOMAS

Atualizado: 5 de jan. de 2021

O hepatoblastoma é o tumor maligno mais comum que surge primariamente no fígado de crianças. Ocorre predominantemente nas crianças abaixo de 3 anos, sendo raro após 5 anos de idade.


Os sinais e sintomas mais comuns são aumento abdominal, estando ou não associada à perda de peso, perda do apetite, dor abdominal, náuseas , vômitos, febre, aumento das veias abdominais, icterícia (coloração amarelada dos olhos e pele) e puberdade precoce.

O diagnóstico é feito atraves de exames de imagem como ultrassonografia abdominal, tomografia de abdome e/ou ressonância de abdome.


O tratamento do hepatoblastoma é realizado de acordo com a extensão da doença, e consiste em tratamento cirúrgico associado com quimioterapia venosa. A decisão cirúrgica e/ou tratamento quimioterápico deve ser realizado em centros com expertise em cirurgia de alta complexidade devido à especificidade do tratamento.


É importante que, caso tenha alguma dúvida que algum paciente tenha este tipo de tumor, encaminhe para um especialista. Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco no direct.


Fonte: INCA; Comprehensive Clinical Oncology. Current Practices 2020

324 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page