Buscar
  • Oncocipe

TUMORES DE CÉLULAS GERMINATIVAS DO OVÁRIO

Os tumores de ovário em crianças e adolescentes, diferentemente dos que acometem os adultos, são em sua maioria de linhagem de células germinativas. Os tumores de células germinativas (TCG) são neoplasias benignas ou malignas derivadas das células germinativas primordiais e que podem ocorrer em sítios gonadais ou extragonadais.

Os TCG são caracterizados por distintos achados clínicos e histológicos que influenciam o prognóstico. Por essa razão, sendo um grupo heterogêneo, é difícil generalizar o comportamento desses tumores. Os casos devem ser avaliados individualmente, levando-se em consideração a idade do paciente ao diagnóstico, o sítio anatômico do tumor, sua histologia e os níveis séricos dos marcadores biológicos.


De forma geral, têm um bom prognóstico, com sobrevida em 5 anos de mais de 90% dos pacientes. Existem vários subtipos de tumores de células germinativas; os mais comuns são teratomas, disgerminomas, tumores do seio endodérmico e coriocarcinomas. Eles podem também ser uma mistura de mais de um único subtipo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante que, caso tenha alguma dúvida que algum paciente tenha este tipo de tumor, encaminhe para um oncologista pediátrico ou cirurgião pediátrico com expertise em oncologia.


Fonte: American Cancer Society; Oncoguia e Mdsaude; Cure for Kids.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo