top of page
Buscar
  • Foto do escritorOncocipe

CARCINOMA DE ADRENAL: JÁ OUVIU FALAR?

O Carcinoma de Adrenal ou Adrenocortical é um tipo de câncer que se desenvolve no córtex da glândula adrenal (ou suprarrenal). É pouco frequente, porém bastante agressivo e invasivo.

Em crianças, os sintomas são mais frequentemente causados pelos andrógenos (hormônios masculinos) que o tumor pode produzir, por exemplo crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, aumento do pênis em meninos ou do clitóris nas meninas.


O aumento do nível de cortisol pode provocar sintomas como ganho de peso, acúmulo de gordura no pescoço e ombros (síndrome de Cushing), estrias no abdome, crescimento excessivo de pelos, irritabilidade e aumento da pressão arterial.


O diagnóstico se faz com as dosagens hormonais e exames de imagem. O exame mais preciso para avaliar o tamanho do tumor é a ressonância nuclear magnética. Também se utiliza tomografia computadorizada e cintilografia óssea (em casos de dor óssea).


A cirurgia é a principal opção de tratamento, com a retirada radical da glândula adrenal acometida, acompanhada de retirada dos linfonodos ao redor do tumor. O tratamento adjuvante inclui quimioterapia e radioterapia. Em caso de dúvidas, procure um especialista.


Fonte: Oncoguia; Hospital Sírio Libanês.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page