Buscar
  • Oncocipe

RETINOBLASTOMA: O QUE É E QUAIS OS SINTOMAS

O retinoblastoma é um tumor maligno originário da retina, a parte posterior do olho. Corresponde a 2 a 4 % dos tumores malignos pediátricos, sendo assim, o tumor maligno ocular mais frequente da infância. Afeta 80% das crianças abaixo de 3 a 4 anos, sendo que a média de idade do diagnóstico é 2 anos.


Os sinais e sintomas do retinoblastoma dependem de seu tamanho e da sua localização. O sinal mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato” notado nas fotos com flash). Isso decorre do descolamento de retina causada pela massa do tumor, com sua possível visualização através da pupila. Outros sinais encontrados são: estrabismo, sangramento de alguma parte do olho, perda de visão, vermelhidão dos olhos, heterocromia (um olho de cada cor) e glaucoma (doença que atinge o nervo óptico) secundário.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O diagnóstico é feito pelo exame oftalmológico. Exames de imagem como tomografia de crânio e órbita ou ressonância, são indicados para confirmação diagnóstica e avaliação da extensão do tumor. O diagnóstico histológico é confirmado após a enucleação (retirada do globo ocular) que é indicada como tratamento em alguns casos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O tratamento do retinoblastoma é programado de acordo com a extensão da doença, se o tumor está apenas dentro do olho (intra-ocular) ou atingindo nervo óptico, se acomete apenas um ou dois olhos, assim como se apresenta metástases ou não.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É importante que, caso tenha alguma dúvida que algum paciente tenha este tipo de tumor, encaminhe para um especialista. Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco no direct.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fonte: HC Câncer Barretos

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo